A partir de 50 Anos
A Salus Imunizações vai até você
VACINAÇÃO ESCOLAR
As escolas têm papel fundamental na orientação, junto às famílias, de ações preventivas através da vacinação dos seus alunos
VACINAÇÃO EMPRESARIAL
Proteja seus colaboradores! A vacinação é uma das medidas mais efetivas na prevenção de doenças.
VACINAÇÃO EM CONDOMÍNIO
A vacinação em condomínios promove uma comunidade mais saudável, reduzindo a incidência de doenças infecciosas.
Lista de vacinas
HERPES ZÓSTER
A partir de 50 Anos
Doença causada pelo vírus da catapora, que fica incubado e se manifesta após os 50 anos ou em baixa imunidade e situações de estresse. Causa vesículas dolorosas e sensação de queimação. Recomendada para maiores de 50 anos e aqueles com imunossupressão, a vacina deve ser administrada regularmente a partir dos 60 anos
VACINA HPV NONAVALENTE
Entre 9 a 45 anos
Indicada para prevenir formas graves da manifestação pelo Papilomavírus Humano (HPV), responsável por câncer de colo de útero, vagina, anus, boca, lesões no pênis. A vacina é composta por proteínas dos principais subtipos causadores de câncer. É indicada para meninas e mulheres de 9 a 45 anos de idade e meninos e homens de 9 a 26 anos de idade.
FEBRE TIFÓIDE
A partir de 2 Anos
Indicada para adultos e crianças que viajam para áreas de alta incidência desta doença infecciosa bacteriana, causada pela Salmonella Typhi, transmitida por meio da ingestão de água e alimentos contaminados. Seus principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, mal-estar geral, dor na barriga, falta de apetite, bradicardia, manchas rosadas no tronco, tosse seca, dificuldade para evacuar ou diarreia. Indicada também para profissionais que lidam com águas contaminadas.
FEBRE AMARELA
A partir de 9 meses
Transmitida por mosquitos infectados, causa febre súbita, calafrios, dores musculares, dor de cabeça, perda de apetite, náusea ou vômito. Embora os sintomas desapareçam em 3 ou 4 dias para a maioria, 15 a 25% dos pacientes enfrentam uma segunda fase mais grave, com maior risco de morte, incluindo pele e olhos amarelados, urina escura, dores abdominais, vômitos e sangramentos.
TRÍPLICE BACTERIANA (DPT)
Até 5 anos
prevenir a difteria (doença transmitida por bactéria que afeta várias partes do corpo, com possível dificuldade respiratória); tétano (infecção aguda grave causada pela toxina do bacilo tetânico, geralmente por ferimentos ou lesões na pele, podendo ser fatal); coqueluche (doença aguda do sistema respiratório com tosse persistente e pneumonia, desidratação e lesão cerebral, podendo levar à morte).
VACINA HEXAVALENTE ACELULAR
A partir de 2 meses
Inclui a tríplice bacteriana acelular (DTPA), poliomielite inativada (VIP) e hepatite B (HB). A poliomielite é uma doença viral assintomática na maioria dos casos, mas cerca de 1% pode levar à forma paralítica com sequelas graves. A hepatite B, transmitida por fluidos corporais, é muitas vezes silenciosa, . A vacina também abrange o Haemophilus influenzae tipo B (HIB), que pode causar infecções graves como meningite e epiglotite.
HEPATITE CONJUGADA AB
A partir dos 12 meses - adolescentes e adultos
Esta vacina tem utilidade na prevenção da infecção causada pelos vírus das hepatites A e B. Está indicada principalmente para grupos com comportamento de risco, como homossexuais, usuários de drogas injetáveis, profissionais da área de saúde e lixeiros, mas deve ser aplicada universalmente.
TRIPLICE VIRAL
A partir de 12 meses
Previne sarampo, caxumba e rubéola. O sarampo, altamente contagioso, causa febre, tosse, manchas avermelhadas e pode levar a complicações graves. A caxumba, após a puberdade, pode causar inflamação dolorosa dos testículos ou ovários, podendo levar à esterilidade. A rubéola, embora geralmente não grave, é perigosa na forma congênita, podendo causar sequelas irreversíveis, como glaucoma, catarata, malformações cardíacas, retardo no crescimento e surdez.
VARICELA
Duas doses, 12-15 meses / 4-6 anos.
Conhecida popularmente como catapora, é uma doença viral altamente contagiosa, manifestando-se com lesões na pele, desde manchas até bolhas e crostas, frequentemente acompanhadas por febre moderada e coceira. Em crianças, geralmente é benigna, mas em adolescentes e adultos pode ser mais grave, levando a complicações como pneumonia. Para aqueles que receberam apenas uma dose, é recomendado um reforço.
HAEMIPHILUS INFLUENZAE B
A partir de 2 meses
A infecção bacteriana é transmitida pelo espirro, tosse ou toque, podendo causar infecções do ouvido médio, sinusite, meningite e epiglotite, bem como infecções respiratórias. A vacina é indicada para crianças a partir de 2 meses até 5 anos e para crianças com mais de 5 anos, adolescentes e adultos com condições médicas especiais.
DENGUE
A partir de 10 anos
A dengue é causada por vírus transmitido pela picada de um inseto. O doente costuma apresentar febre alta (39°C a 40°C) por dois a sete dias, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia e manchas vermelhas na pele com ou sem coceira. Casos mais graves, com saída de plasma e/ou hemorragia, podem levar a choque grave e morte. Se a pessoa já teve dengue, ao ser reinfectada, tem maior chance de apresentar casos mais graves.
Atenção dedicada aos pequenos detalhes
Recursos para mitigar o desconforto causado pela picada
Buzzy
É um aparelhinho que usa uma espécie de vibração e resfriamento para fazer com que o cérebro sinta menos dor na hora da picadinha. Isso ajuda a deixar o bebê mais confortável durante a vacinação.
Gelinho
Ele consiste em um tipo de gel ou compressa gelada que é aplicado na pele alguns segundos antes da injeção. O resfriamento ajuda a diminuir a sensibilidade do local, tornando a picada menos dolorosa.
PikLuc
Quando encostado na pele do bebê, ajuda a diminuir a dor da picada da injeção. Ele faz isso de uma forma que o bebê nem percebe tanto a picadinha.